quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Quem é você, Marta ou Maria?




Há na Bíblia o relado de Jesus com duas mulheres, a saber, Marta e Maria. Cada qual com sua própria personalidade e seu jeito de ser (Lucas 10:38-42).

Marta, afoita, andando de um lado para o outro, querendo fazer a melhor comida, a melhor bebida, para oferecer ao visitante. E Maria esquece-se de tudo e atenta, fica aos pés do Senhor.

Quantas vezes nós somos como Marta, nos envolvemos com nossos afazeres em casa, ou mesmo na igreja, e deixamos em segundo plano o aprendizado, o evangelismo, os momentos tranqüilos com Deus?

Maria, por sua vez, é do tipo que se esquece da panela no fogo pra ouvir a Palavra ou perde a hora do almoço porque estava orando.

Confessemos... Existem muito mais Martas por aí do que Marias (e quando vimos algumas, ainda a chamamos de lerdas!).

Outra característica de Marta e Maria esta no livro de João 11:17-40.
Quando Jesus chega à casa de Lázaro, Marta (esbaforida!) vai a seu encontro e desabafa sua dor “Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido” (João 11:21). DEPOIS reconhece que Jesus pode salvar-lhe “Mas também, agora, sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus te concederá” (João 11:22).
E o que fazia Maria?
Ela também ficou sabendo que Jesus vinha (uma notícia dessa não passa despercebida), mas ela ficou em casa. Pacientemente esperou por Jesus e só foi ao seu encontro quando Marta disse que Jesus a chamava (11:28).

E o que fez Maria quando encontrou com Jesus?
“Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido” (11:32).

Qual a diferença entre as duas, nesse momento, já que ambas falaram a mesma coisa?

Marta, desesperada, desabafa com Jesus.
Maria, prostrada, desabafa com Jesus.

A diferença esta na atitude!

Todos nós desabafamos nossos problemas aos pés de Jesus, mas como fazemos isso? Desabafamos, cuspindo maribondos, quase colocando a culpa em Jesus por nos ter abandonado, ou nos prostramos aos seus pés, nos humilhamos em Sua presença, desabafamos nossos problemas e rogamos por Sua ajuda?

Voltando a Marta...

Embora Marta saiba que Jesus poderá salvar seu irmão, ela ainda ‘pega o bonde andando’ (isso que dá ficar enrolada nos seus próprios afazeres e não estudar a Palavra) “Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último Dia” (11:24). Se ela tivesse prestado mais atenção as palavras de Jesus, não duvidaria quando ele disse “Teu irmão há de ressuscitar” (11:23).

Nesse momento acontece uma das coisas mais maravilhosas: Jesus se revela!

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso? (11:25-26).

Você crê em Lucas 1:37 “Porque para Deus nada é impossível”?

Embora Marta tenha dito que acreditava, no final ela ainda duvidava “Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias” (11:39).

Aff!

Igualzinho a maioria de nós.

Sabemos que Deus pode, porque para Ele nada é impossível, mas achamos nossos problemas grandes demais para serem resolvidos. Nesses momentos, agente tem que levar uma no meio das fuças...
“Disse-lhes Jesus: Não te hei dito que, SE CRERES, verá a glória de Deus?” (11:40)

Toinnnnn!!!

Embora saibamos que Deus tudo pode, que nada é impossível para Ele e para aquele que crê, que nós nunca nos esqueçamos de completar nossas orações com a expressão “não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres” (Marcos 14:36b). Se Jesus, que ressuscitou Lázaro e fez tantos outros milagres, orou dessa maneira, porque eu (enorme pecadora) vou encostar Deus na parede pra que Ele faça o que eu ‘determinar’?
Sejamos mais como Maria.
Entreguemos a Jesus o nosso tempo, a nossa atenção, a nossa adoração, entreguemos a Jesus o nosso ‘ungüento de nardo puro’ (João 12:3) e nunca duvidemos dos milagres que Jesus pode fazer em nossas vidas, mas o milagre maior é a liberdade que Ele nos deu de podermos adorá-lo e a certeza da salvação eterna para aqueles que o aceitam como seu único e suficiente Salvador.

Graça e Paz a todos.

(estudo dado ontem em minha igreja, pela pastora Marcioni Garcia. Espero ter entendido corretamente)

4 comentários:

  1. Oi Kakau ta mto seu Blog,
    lindas mensagens de Amor e Fé.
    Ameiiiii....Parabéns!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, entendimento 10, parabéns. Deus continue te abençoando. pastora Marcioni

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz, Querida irmã muito boa a percepção sobre estas duas personas que figuram tipos de crentes. Também seria bom resaltar que ambas viveram o milagre de Jesus, mesmo elas tendo perfis diferentes, isso prova que Ele não faz acepção de pessoas, e que ele nos abençoa independente de nossas atitudes e méritos.
    muito boa a postagem, vou colocar seu blog Na minha lista de blogs e blogs que recomendo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, irmão, fico muito feliz por seu comentário. Realmente, Jesus é o único que devemos olhar para nos espelhar, admirar e seguir. Nenhum outro chega a 10% dele. Graça e Paz.

    ResponderExcluir

Concordar ou discordar é extremamente saudável. Emita sua opinião. Afinal, só não muda de conceito aquele que não quer aprender... O que você tem a me dizer?