sábado, 19 de setembro de 2009

Crentes de Beréia e Crentes Diarréia




Que sejamos como os de Beréia!


Quando Paulo fala no livro de Atos:17-11 parece que falava exatamente o que esta acontecendo nos dias de hoje.


Essas novidades que tem aparecido por aí, tem levado várias pessoas a esquecer de examinar as Escrituras e “se emprenhar pelo ouvido”. Acreditando em tudo o que ouvem e vêem nos púlpitos televisivos.


Várias são as aberrações que temos visto, sempre acompanhadas de “explicações bíblicas” e se você não as aceita, ainda é taxado de não ser cristão ou de ser ‘frio’.


Os crentes do Re-te-té por exemplo. Marcham, rodopiam, urram, literalmente suam a camisa, tem a unção do riso, a unção do cachorro, e sempre tem uma unção nova, tudo isso por dizer que ‘deixam o espírito agir livremente’ e se você não age assim então você não é pentecostal ou não é batizado com o Espírito Santo.
Mas analisando a Bíblia, agindo como os bereianos , onde isso tem respaldo Bíblico?


Infelizmente, as pessoas esquecem-se de Gálatas 5, se andam tão espirituais (ou espiritualizados?) deveriam ter os frutos do espírito de forma latente em suas vidas, mas nem sempre é o que vemos. Os frutos da carne falam bem mais alto...


Li um artigo interessantíssimo, chamado Os Crentes de Beréia e os Crentes Diarréia, de Eliel Vieira. Vou transcrever o que achei de mais interessante:


“(...) A diarréia espiritual benigna é a que faz os cristãos serem motivos de chacota perante o mundo. Entre os sintomas dessa diarréia podemos apontar, por exemplo, os chavões do povo evangélico brasileiro. As pessoas gritam "Aleluias" sem saber que "Aleluia" não pode ter plural, aliás, na maioria dos casos, nem sabem o significado daquilo que estão gritando! Também podemos apontar os atos proféticos ridículos como fazer xixi profético para demarcar território do Espírito Santo; brincar de leãozinho a quatro patas durante eventos supostamente evangelísticos; colocar nos punhos cordinhas para amarrar demônio, entre outros. Essas atitudes circenses fazem o povo evangélico ser motivo de piadas. Porém, ao contrário de uma pessoa comum com diarréia (que ouve chacota sem gostar), os evangélicos parecem gostar de fazer papel de besta. Quanto mais criticados, mas alto cantam "não importam o que vão pensar de mim...".


A diarréia espiritual benigna também é causada pela ingestão de alimentos espirituais de má procedência, mas não totalmente estragados, pois ninguém ingere o que sabe ser ruim. Aquelas coxinhas fritas espirituais dos botecos de esquina, apesar de ter aparência boa, são cheias de colesterol espiritual e, cedo ou tarde, vão te jogar no chão. Esses alimentos vêm disfarçados de Evangelho, mas contêm princípios seculares, anti-bíblicos e carregados de padrões mundanos.


Para não passar nada em branco em nossa comparação, podemos apelidar esse estado como "espiriritual-gangorra".


Da mesma forma que ocorre com a diarréia espiritual benigna, a diarréia espiritual maligna também surge devido à má alimentação, porém, essa é diarréia é fatal. Quando o crente deixa de se alimentar da Água Viva, Jesus Cristo, o corpo não resiste e morre. A Água Espiritual é essencial para que a vida espiritual exista, sem ela morremos. Ouvimos com freqüência notícias de que grandes templos europeus têm fechado as portas, esse é um sintoma da diarréia espiritual benigna. A alma que não bebe da Fonte da Vida, morre.
Como vimos nos dois casos, à diarréia é causada pela ingestão de maus alimentos. Como procedemos em caso de diarréia? Primeiro, devemos correr ao vaso sanitário espiritual e eliminar os resíduos dos alimentos contaminados, limpar com papel higiênico espiritual e dar descarga (será que foi daí que veio o culto do descarrego?).


Depois de sarados, devemos tomar cuidado para não voltarmos a ser crentes-diarréia. Para isso, devemos agir como os crentes de Beréia. Quem são eles? Veja o que a Bíblia diz: "Ora, os cristãos de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as cousas eram, de fato, assim" (Atos 17:11).


Os cristãos de Beréia não eram como os de Tessalônica. Eles examinavam tudo. Não engoliam qualquer coxinha espiritual. Como os crentes de Beréia, devemos ser mais criteriosos quanto ao que vamos ingerir espiritualmente. A saúde de nossa alma depende disso. E, o mais importante, devemos nos saciar da Água Viva, para que nossa alma não entre em desidratação espiritual.”. http://obereano.blogspot.com/2008/08/os-crentes-de-beria-e-os-crentes.htm


Que nós tenhamos as mãos sempre lavadas no sangue do Cordeiro e bebamos da Água Viva, direto da fonte, a Bíblia. Cuidado com os sanduíches suspeitos dos evangelhos da mídia, e das profetadas que prometem bênçãos e vitória financeira. Em João 18:36-37 Jesus diz: meu reino não é deste mundo. Se meu reino fosse deste mundo, minhas gentes teriam combatido para me impedirem de cair nas mãos dos judeus; mas meu reino não é aqui: Pilatos então lhe disse: sois, pois, rei? JESUS lhe replicou: vós o dissestes; EU sou rei; EU não nasci nem vim a este mundo senão para testemunhar a verdade; qualquer que pertença a verdade escuta a minha voz,  se o reino não é nesse mundo e nós buscamos viver ao lado de Jesus na eternidade, então não é nesse mundo que necessariamente teremos vitória financeira e prosperidade... É o que eu acho.

4 comentários:

  1. Graça e Paz, irmã muito boa esta postagem parabéns pelo seu blog , ele é muito bom.
    Assim como a irmã muitos estão indignados com o caminho que o Evangelho tem seguido no Brasil, este caminho tem sido lamentável alguns já se inclinaram a este "evangelho" dos útimos tempos ex. A pouco tempo o pr. Silas vendedor Malafaia trouxe um tal de morris cerullo vendedor da teologia da prosperidade para profetizar prosperidade para quem estiver disposto a dar uma oferta voluntária de R$900,00 dizendo: "aqueles que enviarem está oferta receberá a unção da prosperidade dos últimos dias". Isto é um absurdo nós temos que pregar a palavra genuína.
    Quando poder visite meu blog:
    http://ivancesarbarboza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em conhecer seu blog!

    Que Deus continue lhe usando para proclamar a verdade. É disso que precisamos!

    Estou seguindo seu blog. Deixo o convite para acessar o meu.

    Deus lhe abençoe!

    www.milerfreitas.com

    ResponderExcluir
  3. Paulo não tinha idéia de que suas cartas virariam "Escrituras". Veja que ele usava as Escrituras da época, formada pelo pentateuco e os profetas, somente para provar que Jesus era o Cristo quando pregava aos Judeus.

    Veja que um pouco mais a frente, quando pregava aos filósofos gregos, ele não menciona as Escrituras, pois elas não fazem a mínima diferença para os gentios.

    O que existe é Jesus como Palavra de Deus e, a partir desse espírito, podemos julgar todas as demais coisas. E esse Espírito, que é o olhar simples do mundo através do Evangelho, que nos livra das loucuras da igreja cristã. Até mesmo da idolatria da Bíblia como palavra de Deus, onde serve-se ao livro.

    ResponderExcluir
  4. oi Cláudia, estou visitando seu blog pela primeira vez. Eu estava procurando sobre os crentes de beréia e achei o seu texto. Gostei muito,vou sempre visitar.

    ResponderExcluir

Concordar ou discordar é extremamente saudável. Emita sua opinião. Afinal, só não muda de conceito aquele que não quer aprender... O que você tem a me dizer?