quarta-feira, 7 de abril de 2010

Desastre "NATURAL"?

Dessa vez, sem fotos. As imagens que vimos na TV ainda não saíram de nossas retinas.


Algumas pessoas falam em desastre natural, mas até que ponto pode ser considerado natural as ruas se transformarem em rios? Isso não seria falta de planejamento, rede de drenagem ineficiente, lixo excessivo jogado a esmo? Infelizmente tivemos mortes nos deslizamentos, mas porque essas pessoas ainda estão morando nas encostas dos morros? 
Essa já é mais difícil de responder... 


Algumas pessoas não querem morar longe do trabalho. O poder público não pode 'obrigá-las', a fiscalização não chega a tempo de impedir que se construa mais barracos. Depois de instalados, recebem creches, escolas, clubes, áreas de lazer e etc, o que faz com que não tenham vontade de sair mesmo. Muitos empregadores escolhem apenas os funcionários que moram perto (só um vale transporte por viagem), e nessa romaria entre viver bem e morar bem fica difícil decidir o que vai ser. 
"A Presidente da associação de moradores dos Prazeres, Lisa Brandão afirmou que "ninguém vai sair". "Vão jogar uma granada? O que a gente precisa é do poder público trabalhando para melhorar, e não para retirar. Isso aqui é o nosso coração. Foi conseguido com muita raça. É um absurdo." Moradora há 20 anos, ela disse que a ocupação começou na década de 1950. "A gente já tinha apontado locais com iminência de desmoronamento e até enviado ofício pedindo para entrar no PAC 2." Essa é a visão de muitas pessoas dessas comunidades. Esquecem-se que a contra a Natureza não dá pra lutar.


Não há culpados e todos são culpados. Não podemos apontar culpados, porque todos nós somos.

2 comentários:

  1. As ocupações não comecaram daquele tamanho. Se tivessem tirando quando eram meia duzia, não tinha casa caindo lá.

    Meu amigo me perguntou "aonde essa gente vai morar se não for ali, eles não tem escolha". Eu digo que aquela não era uma escolha. Não deviam ter permitido que chegassem ali.

    Nos ultimos dias tem dado só catastrofe na TV. Hoje o jornal nacional foi praticamente só sobre essas enchentes do Rio. Quando não é do Brasil é do mundo. Eu só posso dizer: ta chegando irmã, daqui uns dia agente ta jantando com Jesus :P

    Paztejamos

    ResponderExcluir
  2. Não sei se você viu a postagem do bispo Hermes no Genizah,ele escreveu uma carta aberta ao prefeito do Rio de Janeiro. Vale a pena ler. Outra coisa, obrigado pelo comentário no meu blog. A parte sobre os evangélicos me referia há cerca de 25 anos atrás, hoje praticamente nem dá pra saber se alguém é evangélico ou não, a não ser que a pessoa nos diga. Graça e paz maninha. Forte abraço.

    ResponderExcluir

Concordar ou discordar é extremamente saudável. Emita sua opinião. Afinal, só não muda de conceito aquele que não quer aprender... O que você tem a me dizer?