domingo, 21 de março de 2010

Usos e Costumes



Doutrina de Usos e Costumes...

Que inferno é esse?
Porque igrejas tradicionalistas, como Assembléia de Deus, Deus é Amor e tantas outras, se arvoram serem mais santas do que outras igrejas?

Respondo:
Porque eles tem unção...
- A Unção do Coque!
É sério...
Já viram aquelas senhoras com aqueles cabelos enormes enrolados no alto da cabeça num coque, vestindo um conjuntinho de saia e blaser (isso quando não estão vestindo aqueles roupões que tampam o corpo inteiro).  Então... São essas as abençoadas com a unção do coque.
- Pintar unha e cabelo. É vaidade...
- Raspar as pernas e as axilas. É vaidade...
- Usar jóias e enfeites. É vaidade...
E o pior é que a vaidade é jogada só em cima das mulheres, mas esquecem-se da vaidade masculina, como o terno italiano com prendedor de gravata com um enorme diamante e os sapatos de couro de jacaré, usados pelo pastor. Isso também não seria vaidade? Hipocrisia!

Mas o que é a Vaidade descrita em Eclesiastes 1? 
Na Bíblia de Estudo Pentecostal Almeida tem uma nota de rodapé sobre esse capítulo que diz: “Este versículo expressa o tema de Eclesiastes, i.e., todos os empreendimentos humanos na terra não tem sentido nem propósito quando realizados à parte da vontade de Deus, fora da comunhão com Ele e da sua obra de amor em nossa vida. O livro também salienta que a própria criação esta sujeita a vaidade e à corrupção. (...) Devemos atentar para além das coisas terrenas, i.e., para as celestiais, a fim de obtermos esperança, alegria e paz (3.12-17, 8.12-13, 12.13-14)

Traduzindo, pela minha mente maquinalmente instável...

Não é vontade de Deus que eu me vanglorie por que eu uso roupão. Isso não me faz mais santa do que outra mulher que use uma bermuda. “Deus sonda corações e não o tamanho das suas saias”.

Lendo o blog do Cleison Oliveira (http://cleisonoliveira.blogspot.com/) vi o seguinte comentário:

“(...)Muitas coisas me tem feito odiar o "U&C" e o tradicionalismo. Entre muitos motivos, estão:
 - A prepotência e arrogância que os "obedientes a tradição" tem, em relação aos que não "obedecem".
 - O exclusivismo que muitas igrejas tem, em achar que a Assembléia de Deus (Ou Deus é Amor e tantas outras), é a única igreja verdadeira, só porque "ainda" obedecem a tradições jurássicas.
 - O Legalismo exacerbado que algumas igrejas aderiram.
 - As intrigas e falações que os "U&C" provocam, como: "Olha o tamanho da saia daquela irmã" ou "Olha o esmalte vermelho daquela!" ou ainda: "Fulana comprou um vestido novo, de linho, mas sem manga", etc..

Essas coisas me faz ODIAR os Usos e Costumes e reprovar esse famigerado conservadorismo. 
Pois eu amo a glória de Deus e de maneira alguma, a mesma pode ser transferida para coisas supérfluas.(...)”

EU ACHO... Que não devemos colocar de lado a glória de Deus e glorificarmos aos costumes e tradições.
Aquilo que impede um não cristão de se aproximar de mim é uma barreira erguida por satanás.  Desde que o mundo é mundo, se vive em bandos semelhantes. Se eu quero atingir um determinado público para evangelizar, eu  não posso estar tão diferente desse público alvo. Tipo, se eu quero evangelizar uns surfistas e chegar de terno e gravata acho que eles nem vão perder tempo em me ouvir, mas se eu chegar de bermuda e tênis e começar a falar do amor de Deus eles vão querer ouvir e saber “porque esse sequelado tá nessa vibe” e “vão querer entrar na mesma onda, na mesma sintonia (Jesus Cristo, Aleluia!!!)

O resto é o resto...

Usos e costumes não levam ninguém à Salvação. Quem leva é Jesus Cristo.
Pra finalizar:
“Estas coisas tens feito, e eu me calei; pensavas que era tal como tu, mas eu te arqüirei, e as porei por ordem diante dos teus olhos: Ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que eu vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre.” Salmo 50:21-22




2 comentários:

  1. OTIMA A SUA MATÉRIA NÃO TEM COMO CONTESTAR,NOTA100.INFELISMENTE ESTAMOS COMO AS SEITAS,FAZENDO DOS COSTUMES DOUTRINA DE SALVAÇAO,PASTORES E OBREIROO ESTAO FECHANDO A PORTA DO CÉU E ABRINDO A PORTA DO INFERNO,QUEM NÃO ACEITAR OS COSTUMES DA ASSEMBLEIA DE DEUS VAO TODOS PARA O INFERNO.NA MINHA OPINIAO SAO UMA RAÇA DE HIPOCRITAS BASEANDO EM VERSICULOS ISOLADOS. QUE DEUS LHE ABENÇOE E CONTINUE A USAR-TE EM FAVOR DA LIBERDADE DA GRAÇA DE DEUS...

    ResponderExcluir
  2. voce esta errada nao sabe nada dos evangelicos doltrinado cuidado o que voce fala sobre isso tudo que voce falou vai ser pessado em balança

    ResponderExcluir

Concordar ou discordar é extremamente saudável. Emita sua opinião. Afinal, só não muda de conceito aquele que não quer aprender... O que você tem a me dizer?